Cursos e Debates

 

Biblioteca Hipátia

TV Cidadania Livre

 

Sessão Solene na Câmara dos Deputados homenageia a maior manifestação da América Latina

Mulheres do campo, floresta e águas de todo o Brasil lotaram o Plenário Ulysses Guimarães na manhã desta segunda-feira. A Casa do Povo homenageou em Sessão Solene a Marcha das Margaridas, processo que culmina nesses dias 13 e 14 de agosto, em Brasília (DF). “Este é um momento muito importante, parte de um processo de luta que acontece diariamente em todas as comunidades do Brasil, onde as mulheres produzem e lutam e resistem por acreditarem no desenvolvimento sustentável e solidário”, declarou Mazé Morais, secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora da Marcha das Margaridas.

As mais de 500 mulheres ocuparam todo o plenário e contaram também com as mulheres indígenas nas galerias, demarcando com bandeiras e palavras de ordem as demandas e quereres das margaridas. A deputada Eryka Kokay (PT-DF), que solicitou e presidiu a sessão solene sublinhou a importância da realização da marcha nesse momento de tantas ameaças à democracia brasileira. 

Representando a Comissão Nacional de Mulheres da CONTAG, a secretária de Mulheres da Fetagri-PA, Camila Castro, denunciou a violência e os retrocessos vividos pela classe trabalhadora do Brasil. Participaram da homenagem a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), a coordenadora da APIB e da Marcha das Mulheres Indígenas, Sônia Guajajara, a trabalhadora Maria da Soledade Leite, de Alagoa Grande (PB), além de várias deputadas e deputados que apoiam e fazem parte da luta pelos direitos das trabalhadoras rurais. 

A trabalhadora rural Cristiane dos Santos Souza (à direita), já veio para cinco marchas. "Para mim é muito importante mostrar para os governos que nós tems consciência dos nossos direitos e que vamos lutar para garantir que sejam cumpridos", afirma a margarida vinda de Lagoa do Piauí (PI).

A sessão solene foi a primeira atividade das trabalhadoras rurais em Brasília, antecedendo às diversas oficinas, debates e atividades formativas que serão realizadas na tarde de hoje(13) no Pavilhão do Parque da Cidade. À noite será realizada a abertura política da Marcha das Margaridas 2019.

FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Lívia Barreto

http://www.contag.org.br/index.php?modulo=portal&acao=interna&codpag=101&id=13649&nw=1&mt=1&in=1

Últimas Notícias