Cursos e Debates

 

Biblioteca Hipátia

TV Cidadania Livre

 

Produza 50 kg de alimentos orgânicos por mês no quintal da sua casa

A bióloga goiana Nathália Machado ensina e mostra na prática a sua Agrofloresta que nasceu há 6 meses no Jardim América

Roberto
por Roberto Carlos - 09/05/2019

Bióloga, Nathália Machado tem diversos projetos que visam ensinar as pessoas a melhor utilizar os espaços urbanos e coexistir de maneira mais consciente. Um destes projetos é a horta agroforestal, baseada nos princípios do pesquisador suíço Ernst Gotsch, e ensina a utilizarmos o solo de maneira mais eficiente. Através da multicultura de espécies podemos colher diversos tipos de hortaliças e frutas aproveitando diferentes ciclos de crescimento e colheita.

Em resumo, agro remete a horta e floresta, a árvores. Nesse caso, a árvores frutíferas!

O sistema de plantio é organizado de maneira que cada planta respeite o espaço uma da outra, criando uma rotatividade de colheita e uso do solo. Como não se tem uma monocultura, a diversidade de espécies cria um controle biológico natural. 

Segundo Nathália, esse formato de plantio facilita e muito a manutenção da horta. Nathalia conta que, após o plantio, a manutenção só exigiu 15 minutos de dedicação diária. E que boa parte dessa dedicação é para colher os frutos e hortaliças.

Na sua Agrofloresta tem mandioca, brócolis, alface, rúcula, alho poró, beringela, temperos, coentro, manjericão e uma série de frutas do cerrado. 

 

fonte: http://www.curtamais.com.br/goiania/produza-50-kg-de-alimentos-organicos-por-mes-no-quintal-da-sua-casa?fbclid=IwAR1LTZo4fohxVyUSdo2CmiYy9chRuAqxZF-BtDTPLia4Dw9Vbnl8L_u-QKc

 

Últimas Notícias